Doutrinando – Por que é tão difícil gostar do Direito?

Conselhos para estudantes de direito com crise vocacional…
Adorei o texto de George Marmelstein Lima (“Por que é tão difícil gostar do Direito?”). Conheço muitos estudantes e bacharéis em Direito que passam por esta crise e também já observei que, neste curso, o índice de evasão da universidade é bem alto.
Há muito descontentamento com a área. O juridiquês… os clássicos chatos… a necessidade de se acostumar coma leitura densa… precisar estudar sempre (até depois de terminado o curso, para se manter atualizado)… a convivência com a conduta esnobe… a formalidade e a frieza… o mercado cada vez mais difícil para atuação na área… todo estudante/bacharel de Direito já passou por isso.
Tudo isso foi abordado pelo autor com linguagem clara, num texto fluido e de forma que o acadêmico do Direito possa se identificar.

Direitos Fundamentais - Blog

Por volta do ano de 2004, me aventurei em dar aulas. Uma experiência totalmente desafiadora para mim que: (1) nunca gostei de aulas, (2) não gosto de falar em público e (3) sou meio impaciente. Mas como tive péssimos professores na UFC (outros excelentes, é verdade), percebi que, mesmo com muito esforço, não conseguiria ser pior do que alguns desses “professores” que “ensinam” na Federal. Então, achei que valia a pena tentar.
Naquela época, ensinando Direito Constitucional na Faculdade Farias Brito, escrevi o artigozinho abaixo, dirigido para os alunos do segundo semestre. É um texto despretensioso, cujo objetivo é tão somente tentar motivar o estudante de direito na fase inicial de adaptação ao mundo jurídico.
Penso em incluir este texto no Curso de Direitos Fundamentais, na chamada “Parte Zero”. Sem mais lenga-lenga, vamos ao texto:


Por que é tão difícil gostar do Direito? Conselhos para estudantes de direito com…

Ver o post original 2.796 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s